Prezado(a) leitor(a), espero que você esteja tendo um ótimo dia!

Nas postagens já realizadas aqui você conferiu algumas informações e detalhes sobre o funcionamento de um ambiente coworking, bem como seus benefícios de uso para  o profissional liberal. Hoje, como uma breve contribuição para o blog, irei citar as vantagens de seu uso para profissional do turismo.

Comumente, uma das primeiras associações que fazemos desse especialista é as agências de viagem e a maneira com que ele pode trabalhar (sem vínculo empregatício), porém a estrutura de atuação é bem mais ampla e com inúmeras funções, como por exemplo: promotores de operadoras de turismo e consolidadoras, representantes de cadeias ou hotéis individuais, companhias aéreas, destinos, empresas de locação de automóveis, pesquisadores e muitos outros.

Com a digitalização dos processos de reserva e venda de produtos turísticos por praticamente todos os ramos dessa indústria, é possível dizer que a forma de se relacionar com os clientes se tornou muito mais dinâmica e menos tradicionalista em muitos dos segmentos de mercado.

Em um primeiro exemplo dessa modificação da dinâmica cito o agente de viagem.  Pela acirrada concorrência com as OTA’s (online travel agencys) e com o movimento das grandes companhias em trabalharem procurando transacionar diretamente com o cliente final (B2C), cortando assim um intermediador, a busca por soluções que proporcionem redução de custos pode representar um aumento da lucratividade mensal – bem como se faz importante estar presente em um local com grande potencial de alavancar relacionamentos, visto a grande parte seu trabalho ser remunerado em forma comissão.

Em um segundo exemplo temos os que atuam na área de promoção e representação de empresas, muitas vezes sem um local para desenvolver suas atividades básicas ou então trabalhando em “home office”. No primeiro caso, esses profissionais que costumam trabalhar diretamente na rua visitando clientes mostrando-lhes os benefícios de seus produtos podem ter uma demanda para resolver situações onde só um ambiente bem estruturado e com todo aparato necessário pode-lhes atender adequadamente. No segundo caso é correto levar em consideração de que existe a tendência do trabalho em casa mas, em determinados segmentos – nesse caso o promocional – ou por conta da preferência de cada um, o contato direto com as pessoas e a ampla possibilidade de networking se fazem necessários.

Ao observar o que foi exposto acima para exemplificar a situação é possível extrair algumas características importantes – não só ao meio do turismo mas como em qualquer outro segmento, que são: a boa gestão dos custos do negócio, possibilidade de interação com outras pessoas e prospecção de novos negócios, a boa localização e uma uma estrutura física condizente.

Visto isso, será que utilizar um coworking para desenvolver suas atividades ou a de seus colaboradores não pode contribuir com o maior desenvolvimento do negócio? Vale a pena considerar essa possibilidade.

 

*Texto escrito por Gabriel S. Santos, Bacharel em Turismo pela PUCPR, especialista em Hotelaria & Eventos pelo Centro Europeu e Pós-Graduando em Planejamento & Gestão Estratégica pela PUCPR.

Crédito da imagem: Pixabay

* IMPORTANTE: As opiniões e posicionamentos acima descritas podem não refletir necessariamente as do Coworking Nova Letra, sendo atribuídas única e exclusivamente ao seu autor.

Equipe Coworking Nova Letra
contato@coworkingnovaletra.com
T.: (41) 3154-4144
C.: (41) 98533-3333 | WhatsApp e Telegram

O Coworking Nova Letra foi fundado em 2016 e oferece ao mercado de Curitiba ambientes compartilhados, privativos, sala de reuniões e serviços adicionais. Nesse espaço, compartilhamos conteúdo na internet de nossos associados, colaboradores e parceiros.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: