Prezado(a) leitor(a), é uma satisfação poder lhe escrever em mais uma oportunidade.

Hoje, a postagem se inicia perguntando: “na hora de realizar uma busca de dados específicos mais específicos para a tomada de decisões você consulta órgãos oficiais, reguladores e de classe ou se baseia apenas em reportagens?”

Obviamente que ao nos depararmos com notícias apresentadas por uma fonte jornalística de reputação sólida, temos a convicção que a mesma já passou por um amplo processo de análise, porém em alguns veículos pode-se existir certas linhas de posicionamento editorial que acabam por influenciar o leitor em alguns pontos.

Visto isso pode-se ser interessante realizar uma própria verificação para retirar as próprias conclusões, principalmente quando a decisão a ser tomada pode interferir no andamento ou desenvolvimento do seu negócio.

Abaixo são listadas algumas sugestões de fontes confiáveis para essa consulta de dados.

IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística):
O Instituto é um dos órgãos que mais produz dados de confiança no Brasil. Em seu site podem ser acessados indicadores econômicos importantes, como o IPCA, dados demográficos e dados setoriais da economia. Clique aqui para acessar o site.

IPEA (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada):
Esse outro Instituto de sólida reputação é vinculado diretamente ao Ministério do Planejamento. Nesse sentido, apresenta pesquisas relevantes para o desenvolvimento de políticas públicas e de interesse geral onde encontramos publicações como: “Políticas Sociais – acompanhamento e análise nº 24, 2016”, “Obrigações Futuras com a Previdência dos Servidores Públicos Municipais: análise longitudinal” e “Federalismo e Relações Intergovernamentais no Brasil: dinâmicas, impasses e consensos atuais (revelados por gestores públicos estaduais)”. Mais recentemente também foi publicado um interessante estudo denominado “Inovação no Setor Público – teoria, tendências e casos no Brasil“. Para acessar o site principal da instituição Clique aqui.

Apex-Brasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos):
Essa instituição atua para promover a imagem dos produtos brasileiros no exterior, a captação de investimentos e a apresentação de novas oportunidades ao empresariado. Com principal destaque para a inteligência de mercado, citamos como exemplo estudos publicados como: “Panorama Econômico – Brasil e Internacional do 1º trimestre de 2017” e “Mercado de Bebidas Não Alcoólicas na África do Sul – Estudo setorial de mercados prioritários para exportação”. Clique aqui para acessar o site.

Banco Data
Essa organização pode ser interessante principalmente para pessoas que buscam uma análise simples e direta sobre instituições financeiras, sendo elas pessoas físicas ou jurídicas. Entre os dados disponíveis estão os balanços recentes e o índice de imobilização. Clique aqui para acessar o site.

Banco Central do Brasil
No site de um dos principais órgãos econômicos brasileiros é possível consultar diversos tipos de informações. Dentre as principais se destacam a consulta de serviços bancários, instituições financeiras credenciadas, taxas de juros, histórico de cotações, além de boletins e estudos direcionados. Clique aqui para acessar o site.

SEBRAE
Uma das organizações que compõe o Sistema “S”, o SEBRAE disponibiliza conteúdo de qualidade ao empresariado de maneira prática e direta, incluindo temas como mercado, planejamento, finanças e regulamentação . Além disso, é possível também consultar publicações e ter acesso aos serviços do órgão. Clique aqui para acessar o site.

Agências de Fact-Checking
Esses veículos de comunicação tem se destacado por, como o nome sugere, checar os fatos que são ventilados na sociedade. Sua principal função é confrontar as afirmações e/ou declarações com dados oficiais. Entre várias, destacam-se a Pública e a Agência Lupa.

Além das sugestões acima é possível ainda, através de uma rápida busca na internet, encontrar outras uma ampla gama de instituições que fornecem informações de utilidade e, na maioria dos casos, neutra. Como dica, pode ser interessante a criação de uma conta na rede social Twitter, uma vez que a maioria dos canais de informação de expressão e pessoas públicas que tomam decisões na esfera pública e privada a utilizam para se comunicar em tempo real.

 

 

*Texto escrito por Gabriel S. Santos, Bacharel em Turismo pela PUCPR, especialista em Hotelaria & Eventos pelo Centro Europeu e Pós-Graduando em Planejamento & Gestão Estratégica pela PUCPR.

Crédito da imagem: Pixabay

* IMPORTANTE: As opiniões e posicionamentos acima descritas podem não refletir necessariamente as do Coworking Nova Letra, sendo atribuídas única e exclusivamente ao seu autor.

Equipe Coworking Nova Letra
contato@coworkingnovaletra.com
T.: (41) 3154-4144
C.: (41) 98533-3333 | WhatsApp e Telegram

O Coworking Nova Letra foi fundado em 2016 e oferece ao mercado de Curitiba ambientes compartilhados, privativos, sala de reuniões e serviços adicionais. Nesse espaço, compartilhamos conteúdo na internet de nossos associados, colaboradores e parceiros.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: