O Marketing de Relacionamento e a sua Empresa

 

Caro(a) leitor(a), é uma grande satisfação poder colaborar novamente com esse canal de comunicação do Coworking Nova Letra.
O foco da postagem de hoje é o marketing de relacionamento como ferramenta no desenvolvimento dos negócios.
Inicialmente, o estudo dessa vertente da mercadologia se deu e meados dos anos de 1980 no meio acadêmico, partindo da contestação dos resultados obtidos dos meios tradicionais que foram obtidos até então. Como o próprio nome diz, a atenção principal é dada aos relacionamentos,  objetivando amadurece-los e desenvolve-los com o foco em seus benefícios de longo prazo.
É importante ressaltar que assim como explicitado no parágrafo anterior, a palavra relacionamento deve ser conjugada no plural ao adicioná-la ao ambiente de mercado, uma vez que não são colhidos benefícios apenas através do foco exclusivo nos clientes finais, mas também dos fornecedores diretos e indiretos, parceiros, entidades sem fins lucrativos, órgãos governamentais, outros players e, pasmem, concorrentes.
Visto isso, agora é hora de realizar uma colocação que trata sobre uma diferenciação muito importante e que deve ficar clara para quem pretende se aprofundar e adotar os conceitos para o seu negócio: o marketing de relacionamento NÃO é apenas um e nem deve ser visto somente como programa de relacionamento.
O exemplo do programa citado anteriormente foi proposital, uma vez que existe um grande número de referências em operação, mas que de modo geral, são um esforço que tem um objetivo específico e bem delineado – podendo ou não fazer parte da estratégia estabelecida a partir da ferramenta como um todo. A utilização correta do marketing de relacionamento deve levar em consideração um número bem mais abrangente de variáveis e que poderão resultar, inclusive, em um novo delineamento dos objetivos reais da empresa como um todo, direcionamento das ações estratégicas e/ou operacionais do negócio e a necessidade de capacitação profissional do(s) envolvido(s) – além é claro da necessidade de maior tempo dedicado ao entendimento e estreitamento dos relacionamentos.
Pode-se dizer que o principal propósito do tema em discussão é voltar a proporcionar novamente aquela sensação de proximidade e encantamento entre as partes envolvidas em qualquer negócio e que gradativamente veio desaparecendo por inúmeros fatores, mas que atualmente volta a ficar em evidência vista a necessidade de diferenciação e o impacto positivo que a interação permanente pode causar se for bem administrada.
Uma forte aliada no desenvolvimento de tudo e que foi aqui colocado até então é a tecnologia. Como muitos dos processos interativos hoje ocorrem com a sua ajuda é correto afirmar que através dela possuímos um certo conhecimento de preferências e individualidades das pessoas e organizações com as quais costumamos interagir – sempre considerando que a utilização desses dados deve considerar fontes confiáveis e sempre de maneira correta, inclusive juridicamente.
Para a correta elaboração de um projeto que visa ampliar o relacionamento entre o seu negócio e os demais atores do mercado também não deve-se negligenciar: os conhecimentos oriundos do marketing como um todo, o fator “complexidade” e por isso a importância de ser implementado e gerido por alguém que entenda no mínimo os seus conceitos básicos, o real custo-benefício de sua implementação e o cuidado com os potenciais clientes acidentais (nesse caso, considerando o valor do investimento nas ações para aproximá-lo das atividades da empresa).
Para um maior aprofundamento no assunto e conhecer mais detalhes sobre como a implantação pode ser benéfica para o seu negócio, fica como sugestão a leitura do livro “Guia de Implementação de Marketing de Relacionamento e CRM”, do autor Roberto Madruga. Fique a vontade para interagir através do espaço para comentários abaixo, ou entrando em contato diretamente via canais de contato abaixo.

*Texto escrito por Gabriel S. Santos, Bacharel em Turismo pela PUCPR, especialista em Hotelaria & Eventos pelo Centro Europeu e Pós-Graduando em Planejamento & Gestão Estratégica pela PUCPR.

Crédito da imagem: Pixabay

* IMPORTANTE: As opiniões e posicionamentos acima descritas podem não refletir necessariamente as do Coworking Nova Letra, sendo atribuídas única e exclusivamente ao seu autor.

Equipe Coworking Nova Letra
contato@coworkingnovaletra.com
T.: (41) 3154-4144
C.: (41) 98533-3333 | WhatsApp e Telegram