Como Escolher um Coworking para Trabalhar?

Prezado(a) leitor(a), esperamos lhe encontrar muito bem no dia de hoje.

Nessa postagem iremos lhe auxiliar em um processo bem específico: a escolha de um coworking para trabalhar.

Para que essa busca se inicie, partimos do pressuposto que de o(a) caro(a) leitor(a) já sabe alguns detalhes sobre como funciona à dinâmica do ambiente colaborativo de trabalho. Caso ainda tenha dúvidas, basta clicar aqui que a gente te explica.

Para tornar a leitura mais fácil, vamos dividi-la em três partes: a busca, a seleção e o processo decisório.

A busca
O primeiro passo se inicia no momento da busca pelas opções que existem no mercado e que possam suprir as eventuais necessidades. Nesse sentido, o futuro coworker deve considerar aspectos bem específicos como: a localização (por exemplo: em qual bairro fica), o perfil do público frequentador e o portfólio de serviços oferecidos.

A seleção
Passada a primeira fase de busca mais ampla das possibilidades que podem ser utilizadas, chega a hora de realizar uma seleção dos ambientes que realmente interessam, separando-os dos que não lhe atenderiam de forma assertiva.

Alguns aspectos inseridos no processo de busca (citado anteriormente) podem ser utilizados no processo seletivo de uma maneira mais aprofundada, ao se questionar pontos como: quais as facilidades que terei ao redor do coworking (agências bancárias, estacionamentos, acesso ao transporte público, restaurantes, mercados, lojas, potenciais negócios, hospitais, farmácias, postos de gasolina, entre outros); se o local tem uma frequência de pessoas que possa proporcionar um networking de qualidade ou se o perfil dos usuários pode mais colaborar ou prejudicar o desenvolvimento do seu trabalho.

Somado à isso, ainda deve-se observar se o coworking ao menos supre as suas necessidades mínimas (por exemplo: o trabalho exige que a conexão seja de alta velocidade e estável, mas o que se oferece é uma conexão comum e sujeita à instabilidades recorrentes), a segurança do ambiente (por exemplo: gravação de imagens, equipe à disposição para atendimento dentro e fora do horário contratado e estrutura de rede para navegação segura), a qualidade dos equipamentos à disposição (por exemplo: a linha de eletrodomésticos para uso comum é antiga – o que aumenta a probabilidade da necessidade de uma manutenção emergencial; ou se o ruído emitido pelo ar condicionado é muito alto, interferindo na produtividade dos usuários), se existe flexibilidade para resolução de eventualidades (agendamento para utilização de espaços de última hora, questões financeiras, utilização de telas de computador adicionais, entre outros), serviços adicionais que possam ser utilizados (cópias, impressões, digitalizações), se existe desconto para pagamento antecipado ou se feito à vista e a preocupação com o bem estar e a harmonia entre os usuários e funcionários.

Destaca-se aqui, como sugestão, realizar uma ou mais visitas ao estabelecimento em que se tem interesse com o objetivo de verificar em mais de uma ocasião, dentro de um período de tempo, os pontos que foram citados anteriormente.

Processo decisório
Chegado o momento de se decidir entre um ou outro ambiente, pode ser normal o futuro coworker ainda possuir alguma dúvida pontual sobre determinado serviço oferecido e, por um lado, isso é muito bom – tanto para o usuário, quanto para o próprio coworking.

Para que seja feita a melhor escolha, sugere-se aqui dois pontos a serem considerados. O primeiro é: analisar o custo/benefício que essa escolha pode trazer para o seu negócio e para os seus projetos (quanto mais ampla a estrutura, melhor a localização e mais serviços oferecidos é normal o investimento mensal elevar-se proporcionalmente); o segundo é verificar a possibilidade de passar um período de adaptação no ambiente (geralmente algumas horas) para verificar se tudo o que se foi apresentado até então realmente é “verdade” (principalmente os pontos citados no processo de seleção).

Lembre-se também de citar e/ou avaliar todas as eventuais particularidades que as suas atividades necessitarão/impactarão ao/no ambiente escolhido.

Fique a vontade para deixar o seu comentário abaixo, será um prazer interagir com você.

Crédito da Imagem: Pixabay

😉

Equipe Coworking Nova Letra
contato@coworkingnovaletra.com
T.: (41) 3154-1444
C.: (41) 98533-3333 | WhatsApp e Telegram